: NAMORO :


Ás vezes, a vida é difícil - e solteiros cristão mais velhos (e até mais novos), com certa freqüência chegam a um ponto em que acreditam que não existe a cara metade cristã para eles. Conhecem alguém que é honesto, direito e começam a se questionar se devem ou não namorar essa pessoa. 

Aqui estão alguns aspectos para você considerar, se também chegou a esse ponto:

É triste, mas existem muitos incrédulos que são muito mais direitos do que muitos cristãos. São bons cidadãos, se importam com as pessoas à sua volta e estão sempre prontos a ajudar. No entanto, começar um relacionamento com eles é como namorar alguém de outra cultura ou planeta. 
Deus levou Paulo a escrever em 2 Coríntios 6:14 "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? ou que comunhão da luz com as trevas?" Ainda que isso possa ser utilizado em qualquer tipo de relacionamento, é comumente aceita como se envolver emocionalmente e se casar com um incrédulo. 
Deus, aquele que que quer o melhor para nós, é muito claro em Sua ordem. 
“Jugo desigual” vem da idéia de, nos dias bíblicos, se colocar dois bois diferentes juntos em um mesmo jugo. Imagine um boi grande e um boizinho. O boi grande vai levar toda a carga e o menor será levado de um lado pro outro sem nem poder se manifestar. 
Apesar de nós devermos só considerar como cristãos aqueles que são moralmente corretos, a moral não é a essência real a ser levada em consideração. Deus está dizendo que quer abençoar sua relação do começo ao longo dos anos. Pense nisso - se você casa com um(a) incrédulo(a) - você está dizendo que não crê que a fé seja algo importante na relação de vocês. Casamento é encontrar e construir compatibilidades – e na área mais importante, na sua fé, vocês serão incompatíveis. 
Somos chamados para sermos testemunhas de Deus a todo homem e mulher (Mateus 28). Essa instrução de Jesus significa que somos chamados a responsabilidade de contar a história de Jesus a todos - e ser Sua testemunha. Alguns são tentados a tomar isso como se devêssemos namorar incrédulos e testemunhando a eles, trazê-los para Jesus. Essa é uma aplicação distorcida da Palavra de Deus. "Namorar" implica no desejo de se casar. Namorar um incrédulo pode levar esse incrédulo a fazer o que for necessário para se casar com o crente. Mas adivinhe o que acontece depois que eles se casam? O incrédulo, que não entregou sua vida de verdade para Jesus, volta a agir como a pessoa que é de verdade e não terá porque buscar mais que Jesus seja o centro da relação. 
Eu encorajo você a manter o foco em Deus e buscar a Sua direção em seus relacionamentos. Ser amigo de incrédulos e usar sua amizade (guiada pelo Seu Espírito) a dividir o amor, a alegria e a paz que você tem porque é cristão. Peça a Deus para usá-lo para levá-los a Cristo. No entanto, não ultrapasse os limites. Deixe que Deus os salve. E se Deus usar você (ou outra pessoa) para trazê-los a Ele, SÓ ENTÃO, comece a considerar a possibilidade de um relação mais profunda. Que Deus te guie em Seu caminho e lhe dê sabedoria em suas decisões.

Por Pr. Jim




E ae galera do De Cara no Evangelho, tudo na paz do Senhor ?!
Hoje o post é para os homens ! Sim meninas… é pra eles…
Mas não chora não, ele também tem TUDO a ver com vc! =D

A pregação abaixo é do Mark Driscoll, pastor americano, e como o nome já diz, o  tema é
“O Homem e o Casamento”

“Nossa Pablo! O vídeo é longo!”
Para de chorar bebêzão!! O vídeo é grande mas vai te abençoar muito! =D
Caso haja algum problema e o vídeo não apareça aqui pra você, então clique aqui.
DEUS abençoe seu fim de semana!
Vitórias!



Muitos oram buscando a resposta de DEUS. Ficam perguntando “é de DEUS??? é de DEUS???” esperando DEUS responder mas, DEUS não responde! A verdade é q não é q DEUS não responda, nós é q não ouvimos!!! Pq?? Pedir pra DEUS confirmar um sentimento q já temos é complicado pq ficamos “surdos” devido a emoção q envolve. É como se eu falasse: “Hey, estou pensando em depositar 10 milhões em sua conta amanhã mas, quero q vc ore e veja se isso é de DEUS.”
Por mais q vc ore, vc vai ficar justificando em seu interior os pqs de eu ter q depositar esse dinheiro na sua conta. “Darei o dizimo, ajudarei alguns irmãos, etc, etc, etc….”

Por isso q falo q essa história de orar pra DEUS confirmar é complicado pq se ouvirmos um “NÃO”, nosso coração usará mil argumentos dizendo q “SIM”. Isso se não dissermos: “Isso é a voz do diabo!” Ahhaahha!!!

Então, para explicar melhor, descobri q a pergunta não deve ser “é de DEUS???” e sim “é PRA DEUS???” Se vc souber responder se “é pra DEUS”, então terá automaticamente a resposta se “é de DEUS”.
Quem responde a pergunta somos nós mesmos!

Quero namorar só pq estou carente? A conduta com minha namorada adora e alegram o coração de JESUS? Nossos sonhos giram em torno do Reino ou em torno de nós mesmos? Queremos casar pra morar juntos ou para unir-mos “forças espirituais”? Queremos ter filhos pq é lindo ou pq qeremos q eles continuem expandindo o Reino de DEUS? Ou seja, um relacionamento visando ADORAÇÃO A DEUS!

É uma escolha racional de adorar a DEUS!
Já ouvi diversas desculpas dizendo q o namoro era pra DEUS e na verdade era pra suprir as carências do individuo!! É preciso ser extremamente racional nisso! Não se engane! Sonde o seu coração e veja se vc não está “forçando” a si mesmo pela ansiedade pra iniciar um namoro.

Outra parte extremamente importante para se obter a resposta, é analizar fria e racionalmente sua (seu) pretendente.

Por exemplo: Ela é batalhadora, é graciosa, é simples, é engraçada, é capaz de dar sua vida por você, me ajuda a orar, me inspira a aproximar-me de DEUS, me dá força pra lutar, me exorta com carinho, não permite q eu pare de sonhar ????  Eiiiiiiim ????
Massssssssss………. claaaaaaarooo q, como todos, temos muitos defeitos. Seu parceiro(a) também conhece alguns dos seus muitos defeitos e juntos vocês tem que se corrigir para se aproximar de DEUS.

Olhe para seu pretendente e pese qualidades e defeitos. O resultado disso te mostra  se ela vai ajudar a te aproximar de DEUS, e assim você consigue a resposta tão desejada: “É de DEUS?????”
Se vc está em dúvida em iniciar um namoro, leia este post: QUER NAMORAR ENTÃO PLANEJE-SE
Lembre-se, a pergunta não deve ser direcionada a DEUS e sim a vc mesmo!!!!! Não acredito q DEUS responda mas acredito q ELE te ajude a encontrar a resposta!
É PRA DEUS?” sim?? então “É de DEUS!!!!
Espero q dê pra esclarecer essa dúvida q assombra tantos corações!!! Hehe!
Abraços!!

Vitórias!!

No amor de JESUS
De Cara no Evangelho




Ah desculpem garotos, pelo título, HUAHUAHUA
MAS espero que esse post toque no coração de vocês tbm ;)
Mas a realidade é que meninos são mais sossegados em relação a namoro, as desesperadas somos nós mulheres rsrs'
Brincadeirinha, mulher é bicho difícil de intender.

Mas me diga qual mulher, hoje não quer um príncipe? HAUAHUAHAUA (euquero)


Um rapaz, legal, simpático, bonitão, cheiroso, romântico, enfim, o cara perfeito meu! rsrs é com todas essas qualidades juntas vai ser difícil de achar,mas também deve ter um perdidinho por ai.
Alias tem aquele dito popular ninguém é perfeito, e gosto é gosto, as vezes o que vê bonito outros vejam feio.

Tudo bem mais vamos pensar um pouco ... do que adianta um garoto ter todas essas qualidades que falei se não tiver amor, amizade e o Espirito Santo de Deus na vida dele ?
Não vai adiantar de nada ele só vai ser mais um na sua vida!
Garotaaas acorda príncipe não existe, querer que existisse eu queria néh, mais infelizmente não existe :(
Caaalma caaalma, não fiquem trite porque existe algo melhor, existe o HOMEM DE DEUS.

HOMEM DE DEUS ? Como assim Bruna? Já vou explicar, sabe aquele carinha lá na igreja que da mó bola pra você? Que quando ele canta ou da a palavra olha pra vc pra saber se vc está olhando pra ele? Aquele que se diz seu amigo? Que sempre quer está perto de você? Que inventa mil desculpas pra te ligar ? Que tem vários projetos na igreja? Que é o único que ri da suas piadas? Que te acha linda ? Que da o valor que você merece? Que reconhece tudo o que você faz?
Então garotas é esse o homem de Deus, é a pessoa com quem você pode pensar em ter um futuro, por que gosta ele já gosta de você e concerteza você também gosta dele néeh ? Cheguei a onde eu queria chegar o primeiro passo já tem, que é a amizade, porque como nosso amigo Pablo disse em um de seus posts, devemos conhecer pra namorar.
Vocês já são amigos, já se conhecem, segundo passo ESPERAR o amor, como assim? Ah você vai namorar sem amor ? Tudo bem pode até da certo, maas eu aconselho esperar rolar o amor.
Porque esperar o amor? Lembre-se você é uma menina de igreja, mais do que isso é uma Serva de Cristo aqui na Terra.
Você vai namorar com todos os meninos da igreja procurando, porque todos são seus amigos ? NÃÃÃÃÃÃOO !
Espere com paciência no senhor que grandes coisas ele fará.
Espere que apareça aquelas coisas assim, tipo friozinho na barriga quando você ver ele, tipo aquela vontade louca de ver ele, só pra ele te dar aquele sorrizinho.
Garotas momentos como esse devemos apreciar, não é sempre que acontece.
Nós estamos pulando essa parte, muitas pensam assim,” ah ele é legal da igreja, meu amigo, vamos namorar se não da certo não deu.” ( eu já pensei assim, e já fiz isso)
Acho que vocês entenderam ! RS
A questão do amor é muito importante. Não há ninguém que não deseje ou não precise de amor.
“ Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor “ (1joão 4:8)
Vamos para o terceiro e não menos importante, alías o MAIS IMPORTANTE assunto o ESPIRITO SANTO, geente ele deve está presente todo tempo, não é só porque o ultimo item que é pra ser deixado pra trás, não pelo contrario ele é o principal.
Devemos levar o espirito santo em nossa vida, seja ela casada, solteira, namorando, querendo namorar. TODO TEMPO!
Podemos viver até sem namorado, mais se o espirito santo se afastar de nós não agüentamos.
Eu falo isso porque eu não deixei o espirito santo entrar no meu ex-namoro, sabe fui me afastando dos caminhos, eu posso falar porque eu já vivi isso, e garanto pra vocês não é nada legal. até que tive que ser como vaso quebrado, ser reconstruida de novo.

Então pra que isso não aconteça com vocês colegas, deixem sempre o espirito santo ser O VELA na sua relação, deixe ele sempre ali com vocês.
O espirito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não vê nem o conhece. Mas você o conhece, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (João 14:17)
Por que tudo com DEUS é bem melhor. E sem Ele não somos nada.



Bruna Fernandes! De Cara no Evangelho!


A paixão acabou e agora? Já não me sinto atraida/o por ele/a…
Meu parabéns!! Você acaba de chegar ao fim da paixão em seu relacionamento!  Agora, mais consciente da situação, vc poderá fazer algo q provavelmente não fez antes de começar a namorar: as contas.Q contas? 


 As contas: Qualidades vs Defeitos
Vc pode parar pra pensar e ver se suporta os defeitos da pessoas.
Também poderá analisar bem melhor as qualidades dele(a).
Então vc faz as contas. Será q vou suportar a isto? Bom, ele faz isto e aquilo…. mas ele é trabalhador e tb é isso e isso.. e bla e bla e bla !
O melhor aqui é quando as qualidades superam os defeitos.
Vc terá q avaliar a visão da pessoa com relação a: DEUS, família, vida profissional e ministério. Veja se são compativeis com o q vc espera!
Com o resultado dessa conta, vc tem 2 caminhos a seguir.

1º – Terminar
paixão é um sentimento egoista. Ela nos proporciona um bem estar quando estamos com a pessoa, mas quando esse bem estar acaba, ficar junto da pessoa já não tem graça.
É o mesmo q dizer:
“Eu gostava de vc só pq quando estava ao seu lado, eu sentia emoções agradáveis em meu corpo, mas agora q não sinto mais, tchau! Vou procurar mais dessas emoções através de outra pessoa (usar outra pessoa).”
Vc já comeu “brigadeiro”. Eu amo!!!!  Adoro fikar até o fim de festas de aniversário pra comer os brigadeiros que sobram "quando sobram" rss,   
Eu como tanto até chegar num ponto q eu nao quero mais ver nem pintado o brigadeiro!!! Pq? Pq enjoei! Tda aquela paixão pela sensaçáo adquirida através do delicioso doce havia acabado pq eu consumi em grande quantidade! Enfim, enjoei.
A aplicacão: Paixão termina qndo vc consome a ponto de enjoar ou de se acostumar àquilo. Enquanto vc está com a pessoa e ela proporciona bem estar ao seus sentidos (emoções) vc está feliz, mas qndo acaba (vc não sente mais seu coração bater mais forte) vc não quer mais estar com essa pessoa. Vc consumiu e agora aquilo q era maravilhoso no começo já nao é mais.
Mas não chore! Anote a próxima frase:
Se sua paixão acabou, vc está no melhor momento do seu namoro!
O que??? Vc tá doido né Pablo, voltou a beber???
To doido não maluko, nem voltei a beber! Se liga:
O fim da paixão tem o seu lado bom. Aliás, muito bom!
Quando a paixão acaba, o encanto vai junto. Vc não sente mais seu coração bater mais forte e as brigas podem começar a ser mais constantes e ambos se machucam muito mais. É agora q vc vai poder ver mais claramente os defeitos e qualidades do seu/sua namorado/a.
O amor não é cego, a paixão q é! Ela nos impede ver os defeitos da outra pessoa e por mais q amigos, pastores, lideres ou pais falem, nós nunca vamos ver ou simplesmente dizer: “Ah! Ninguém é perfeito! Eu mudo ele/a!”

Quando a paixão acaba, os conflitos surgem. Isso pq o casal já está acordando pra realidade de um relacionamento onde há duas pessoas diferentes, criadas de forma diferente, com pensamentos diferentes. Descobrem q não estão mais pisando em nuvens e q nem tudo é de chocolate….
Por isso q vemos tantos casais globais ou hollywoodianos se separando. Qndo acaba a paixão eles não veem mais o pq estar juntos já q começam a brigar e o estar ao lado do outro já não é mais agradável (a si próprio).
Terminar é o primeiro pensamento das pessoas.

MAAAAAS vc ainda tem a segunda opção:
2º – Amar
Se por um lado a paixão é para autosatisfação (egoista), o amor procura satisfazer o cônjuge! Paixão suga, amor fornece, paixão consome, amor doa!
Neste ponto vc poderá aprender a amar seu conjuge!
“Mas como? Eu já não amava?”
Muitos dizem q amam sendo q só estão apaixonados. E como vc começa a amar alguém? Qndo vcs passam por diversas situações juntos! Por isso não se ama alguém na qual vc não conviveu! (falo do amor de casal, diferente do amor do mandamento de JESUS escrito em João 15:17) Então minha pergunta pra vc é:
O q vcs construiram até agora?
Esta é a parte mais importante no namoro!
Namoro é como a construção de um prédio. Antes de levantar um prédio, é necessário cavar. Cavar para edificar um fundamento sólido. Quanto mais fundo seu fundamento, mais alto o prédio poderá ser.

E qual é o nosso fundamendo?
“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala, e pôs os alicerces sobre a rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a torrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque tinha sido bem edificada.”
Lucas 6:47-48
Quanto mais vcs como casal se aprofundarem no conhecimento de CRISTO JESUS, e praticarem SUAS palavras, mais sólido será o relacionamento de vcs.
Isso é o q vcs precisam fazer enquanto estão apaixonados! Orem e leiam a biblia juntos! Procurem passar por todos os desentendimentos baseados na palavra!
No fim da paixão uma enchente virá sobre vcs e esse namoro só resistirá se vcs tiverem construido um forte fundamento. Se ficaram só consumindo essa paixão em passeios, mãos dadas, abraços, olhares e suspiros, a casa de vcs está na areia……….
Um entardecer na praia onde a brisa toca o rosto de vcs não será um fundamento sólido…
Lembro q passei por um momento assim com uma uma EX aê. Estavamos andando sozinhos a noite, era só eu e ela, sem se preocupar com horário de chegar em casa, paramos num lugar meio deserto, contemplamos a lua, o clima estava extremamente agradável. A brisa deslisava por nossas faces enquanto estavamos de mãos dadas. Paramos um pouco para ver a beleza do das estrelas.
O clima era de romance e a chave de ouro era um apaixonado beijo.
No entanto, foi exatamente o q não fizemos. Vontade nós obviamente tinhamos, mas nós consagramos aquele tempo a DEUS. Oramos ali mesmo agradecendo a DEUS por nos proporcionar um momento tão especial e lindo. Oramos entregando, mais uma vez, nosso relacionamento a ELE de maneira com q ele (o relacionamento) o adorasse e abençoasse vidas. Meditamos nas Palvras de Deus, debatemos alguns temas, foi muito bom edificamos nossas vidas naquela noite.
Outro momento foram em algumas noites de sextas, enquanto casais de amigos saiam para se divertir, curtir um lazer, nós íamos ao monte orar, posso dizer com certeza que foram momentos maravilhosos que certamente maracaram nosso namoro.
Momentos como esses somado com nosso propósito no relacionamento (adorar a DEUS) é q fortaleceram nossa união! Principalmente na parte espiritual. Se vc gastou o periodo da paixão consumindo as emoções, vc pode mudar o foco HOJE! Comece a cavar o fundamento junto com seu cônjuge! Ainda há tempo!
Se vc ainda está suspirando a paixão (q cientificamente dura em torno de 1 a 2 anos), pare de gastar tempo edificando seu relacionamento sobre a areia! Sai da praia e vai pra rocha!
Lembre: Se sua paixão acabou, vc está no melhor momento! Vc vai poder ver mais claramente se é isso o q vc quer para sua vida.
Faça as contas e tome a decisão.
Q o SENHOR te dê sabedoria e graça!
"Nós gostamos das pessoas por suas qualidades, mas só a amamos por seus defeitos"

No amor de JESUS
Pablo MAIA'  .. valeu pela força Dani '

Pra não faltar nosso post sobre Namoro Cristão da semana, vou colocar um texto que escrevi um tempo atrás. Ele continua muito válido para os dias de hoje, mesmo porque ainda estou solteiro (risos), mas vale a pena reler. 

 ~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*
Estou lendo um livro bem conhecido, o nome é Eu Disse Adeus ao Namoro – Joshua Harris. Não, ele não é um livro de castidade excessiva ou coisa parecida…Ele mostra o lado bom do namoro, como esse o deve ser, mas algo me chamou muita atenção, que é mostrar o lado bom de estar solteiro.
Muitas vezes a gente fica preocupado com a questão do namoro, “aah, eu já tenho quase 22 anos e nada de namorada” (meu caso, hihi), e nos esquecemos de aproveitar essa fase linda da juventude com Deus. Bom, vou deixar o trecho do livro falar por si:


~* O namoro, em muitos casos, tira a atenção dos jovens adultos de sua principal responsabilidade, que é de preparar-se para o futuro.
Nós não podemos viver no futuro, mas negligenciar nossas obrigações atuais nos desqualificará para as responsabilidades de amanhã. Estar distraído por causa do amor não é tão mal assim – a não ser que Deus deseja que você faça algo diferente.
Uma das tendências mais tristes do namoro é desviar os jovens adultos do desenvolvimento dos seus talentos e habilidades dadas por Deus. Ao invés de equiparem-se com o caráter, formação acadêmica e experiência necessária para obter o sucesso na vida, muitos permitem serem consumidos pelas necessidades atuais que o namoro enfatiza
Christopher e Stephanie começaram a namorar quando ambos tinham quinze anos de idade. De um modo geral, eles tinham o namoro modelo. Eles nunca se envolveram fisicamente e quando terminaram o namoro após dois anos, o fizeram de forma amistosa. Então que mal houve? Bem, nenhum no sentido de que não criaram problemas. Mas podemos começar a enxergar alguns problemas quando pensamos no que Christopher e Stephanie poderiam ter feito ao invés de namorarem. Manter um relacionamento requer muito tempo e energia. Christopher e Stephanie gastaram incontáveis horas conversando, escrevendo, pensando e muitas vezes se preocupando com o seu relacionamento. A energia que empregaram os privou de outras ocupações. Para Christopher, o relacionamento sugou o seu entusiasmo pelo seu hobby de programação em computadores e pelo seu envolvimento no grupo de louvor da igreja. Apesar da Stephanie não culpar o Christopher, ela rejeitou diversas oportunidades de viagens missionárias de curto prazo pois não queria ficar longe dele. O relacionamento deles consumiu um tempo que ambos poderiam ter gasto desenvolvendo habilidades e explorando novas oportunidades.
Namorar pode lhe dar a oportunidade de colocar em prática ser um bom namorado ou uma boa namorada, mas será que são habilidades que valem a pena? Mesmo que você esteja saindo com a pessoa com quem irá se casar, a preocupação em ser a namorada ou namorado perfeito, podem, na verdade impedi-lo de ser o futuro marido ou esposa que esta pessoa irá precisar um dia.
O namoro causa insatisfação pois encoraja o uso indevido da liberdade. Deus colocou um desejo pelo casamento na maioria dos homens e mulheres. Apesar de não estarmos pecando quando ansiamos pelo casamento, podemos ser culpados de mau uso do privilégio de sermos solteiros. É quando permitimos que um desejo por algo que Deus obviamente ainda não nos deu, roube a nossa habilidade de aproveitar e apreciar o que ele já nos deu. O namoro contribui ao reforçar esta insatisfação pois dá a duas pessoas solteiras a intimidade suficiente para fazê-los desejarem mais. Ao invés de aproveitarem as qualidades únicas de estar solteiro, o namoro faz com que as pessoas concentrem naquilo que ainda não possuem.

É isso ae! É uma delícia estar solteiro não é?!  Da perspectiva de Deus, não ter namorada(o) ainda aos 22 (meu caso denovo), não é atraso, é oportunidade de aproveitar cada segundo SÓ COM ELE!
Fica a palavra! Deus abençoe!
Pablo MAIA '

Fala galera, tudo bom?? Estou de volta depois de um tempinho sem escrever sobre namoro. Senti saudades!!! 

HOJE vamos falar sobre NAMORO, mas não exatamente o namoro em si mesmo, vamos falar sobre o que vem ANTES do namoro.
Sabemos que a escolha da pessoa com quem iremos conviver pelo resto de nossas vidas é a 2ª decisão mais importante na vida e essa escolha começa no namoro.
“Mas o que eu preciso fazer antes de tomar essa decisão?”
“O que preciso fazer para escolher no tempo e na condição (principalmente) certa???”
Essas são algumas questões que vc precisa pensar antes de namorar!
E a idéia deste post é te ajudar (se vc não está namorando) a encontrar respostas.
Se vc namora não tem problema, nada te impede de aplicar isso no seu namoro!!!
Vamos lá então!
Basicamente, se planejar é definir um objetivo e um plano de ação para alcançá-lo.
Se seu objetivo é namorar e adorar a Deus com seu namoro, vc pode estabelecer algumas metas, que não são obrigatórias mas são altamente recomendadas para que o namoro dê certo! Veja abaixo:


  • MINHA IDADE
Não existe a idade certa para iniciar um namoro, mas é altamente recomendado que o namoro comece após os 18 anos (vou te falar o porque disso nos próximos tópicos).
  • MINHA MATURIDADE
Não é porque completamos 18 anos que estamos maduros, mas aos 18 começamos a ter mais responsabilidades e o tratamento das pessoas (e até da lei) ao nosso respeito muda. Tudo isso contribui para que nós deixemos algumas atitudes de adolescentes para ter atitudes e pensamentos de adultos! Dentre outros benefícios a maturidade será importante para fazer seu namoro virar noivado, que vira casamento. Ela vem com as experiências através do tempo, ou seja, o que vc vive e aprende te torna uma pessoa madura. Por isso quanto mais maduro vc for, maior será a probabilidade de vc escolher corretamente e evitar frustrações desnecessárias.
  • MEU DINHEIRO
Se vc quer namorar, deixa eu te fazer umas perguntinhas básicas:
“Como vc vai ter $$$ para comprar um sorvete ou um presente para sua namorada(o) ????”
“Ou é o níver dela(e), como vc vai comprar o presente???” Rsrs, pensou nisso ?
Admita, depender do dinheiro dos pais para namorar não dá!
Por isso é altamente recomendável que vc tenha um trabalho antes de namorar, principalmente se vc é homem. Veja bem, não estou te jogando nenhum peso sobre as costas, mas te digo que namorar é muito, muito bom, mas gera gastos, e muitos gastos, como passeios, comida, telefone e presentes. Então procure ter um trabalho antes de namorar. Não depender financeiramente dos pais para namorar, mas ter vc mesmo a sua forma de trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro te deixará mais maduro porque te dará a chance de aprender a lidar com finanças.
Dica para os homens: mulher gosta e precisa de segurança. Uma das formas de passar isso é mostrar que vc tem um trabalho e que vc sabe lidar com suas finanças, essas duas coisas mostram que vc tem responsabilidade e ela se sentirá mais segura com você.
  • MINHA FACULDADE
Essa é uma escolha muito importante. Se vc já tem 18 anos então já deve estar pensando no que irá estudar.
Antes de namorar é bom que vc pense em que irá estudar na faculdade. Antes de namorar pense no que vc vai fazer, trabalhar pelo resto da sua vida. É importante que a escolha da faculdade esteja alinhada com sua vocação.
Pense nisso!
  • MINHA VIDA COM DEUS (O MAIS IMPORTANTE)
Todos os pontos anteriores são importantes, mas acredito que esse tem uma importância especial.
Como é sua vida com Deus? É diária ou de fim de semana? Como vc definiria o tipo da sua relação com Deus: servo, criatura, filho ou amigo?
Como já disse aqui em outros posts, a intensidade do seu relacionamento com Deus será refletida na sua escolha sobre namoro.
DicaAcredito que a escolha da pessoa que será sua companheira(o) pelo resto da vida deve ser baseada, principalmente, na vida que a pessoa escolhida tem com Deus, depois veja o caratér dela(e) e depois o físico.

No namoro funciona assim também, precisamos ter uma boa condição, ou seja, ter relacionamento íntimo com Deus, ter o próprio dinheiro, escolher a profissão e a faculdade de acordo com a sua vocação, para ser feliz e fazer o(a) companheiro(a) feliz e principalmente deixar o Papi feliz!

Por isso não apressem o tempo! Esperem o momento certo para começar um namoro.
“Porque o momento certo te levará para aquilo que é eterno!”
Deus lhes ilumine
Pablo MAIA' 



Este post é para todos, pelo que eu saiba todos tem sentimentos.
Meo, que atire a primeira pedra aquele que nunca teve uma decepção amorosa. Nossa que assuntinho vc foi arrumar hein Pablo? Pois bem, duvido que tenha alguém aqui que nunca sofreu por amor.
Eu me lembro da minha primeira decepção amorosa. Eu tinha uns 8 anos, e doeu muito quando meu pai me deu uma grana pra comprar uma flor para a Jessica e ela olhou nos meus olhos e disse que não queria e que não gostava de mim. Depois veio a Grá. Lembro que pra chamar a atenção dela eu saia correndo igual um loko pelas ruas,  só fui esquecê-la quando me mudei.
HsahushUAHSua, não riam! São fatos verídicos, haha…mas ok, não estou escrevendo para pessoas que queimaram a cara igual eu, chorando, para esquecer a mina ou o carinha popular do colégio que nem dá bola pra vc, oou estou?
Foi conversando com umas adolescentes da igreja que pensei escrever sobre isso. Mas eu sei que esse não é só um assunto para nossos teens, pois conheço muito jovem sofrendo aí porque terminou o namoro, se decepcionou, e blá blá blá…
Para introduzir, queria que vcs ouvissem essa música pra vcs entrarem no clima.


Sabe manolada, eu tb já sofri, já chorei por alguém,. Mas quero falar com 2 tipos de pessoas, embora a decepção seja a mesma, e a solução também.
Talvez o cara que te decepcionou (ou a mina), quis só brincar com vc. Não gostava de vc, como vc demonstrava gostar dela. Te “zuou”. Curtiu com sua cara. Peço a você que reveja o porque vc se envolveu com tal pessoa. Na minha época de mundão, me envolvi com vários minas que só queriam curtir, e a decepção era cada vez maior a cada relacionamento. Reveja suas motivações e pense no futuro. Um cara assim não te merece menina, se dê o valor. E não se esqueça jamais do melhor de Deus pra vc, ele separou o tal do cara que não vai zuar com a sua cara. Se vc não sacou ainda, estou falando daquele garoto(a)  que se envolve, mesmo só sentimentalmente, com pessoas do “mundo” , o jugo desigual, saca? Huuumm, assunto  bastante interessante para o post do fim de semana na coluna de Namoro.

Ou talvez ainda, sua decepção é diferente. Vc terminou um namoro, um compromisso, e ainda não entendeu como, porque, até quando, afinal, ele(a) parecia ser a pessoa certa . Ah, essas perguntas são intermináveis. E sim, eu tb já perguntei essas coisas pra Deus quando terminei um relacionamento (poxa vida Pablo vc já passou por tudo – quase! ). Me lembro até hoje, sofri um ano inteirinho, abriu uma ferida muito grande em mim, e o processo de cura e cicatrização foi doloroso. Hoje estou firmão, com meus sentimentos curados, e minha auto-estima restaurada.
Quero deixar alguns lembretes à você que está neste momento, e que merece ser respeitado (ouviram amigos dessa pessoa?):
- Não, você não vai morrer porque perdeu essa pessoa.
- Não, você pode não voltar mais com essa pessoa.
- Sim, as possibilidades de você vê-la com outra pessoa, antes que arrume alguém, são grandes.
- e não, não estou aqui pra terminar de acabar com você. kkK '

Estou aqui para te dizer o que Deus quer te gritar:
- Ele tem um plano pra você!
- Ele tem o melhor pra você!
- Ele tem a pessoa certa pra você!
Ás vezes Deus tira de nós o que achamos “bom”, para nos dar o MELHOR, pois só assim valorizamos.
Creia nisso, entrega à Deus sua decepção, suas feridas, seu coração. Não desista, você vai encontrar a pessoa de Deus pra você!
Agora escute essa, e seja feliz .

Deus abençoe!
Pablo MAIA '




A pergunta é simples e a resposta mais ainda, sim ou não.
E se for sim?
Muitos diriam: “simples, o namoro iria começar.”, mas não é tão simples assim, pra falar a verdade, não é nada simples. Já conversei com algumas pessoas sobre isso e a maioria diz que o namoro é um simples relacionamento “só para testar”, o famoso test drive, “se ele(a) for do jeito que eu quero, eu caso.” Outros ainda dizem que só estão curtindo um momento e que não querem nada sério com aquela pessoa. Discordo totalmente dessas afirmações.
Namorar é ter um compromisso sério com Deus e consequentemente com seu namorado(a) . Ao contrário do que muitos pensam, inclusive cristãos, o namoro não serve para testar, pois você nunca vai achar alguém “perfeito”. Não devemos namorar pra conhecer, devemos conhecer pra namorar.
O namoro deve ter um objetivo, nada de curtir o momento. Esse relacionamento serve com um treino para o casamento. No namoro vamos aprender a lidar com a personalidade e as falhas do outro. Vamos aprender a renunciar algumas coisas e respeitar as diferenças. Assim como o grau de intimidade entre namorados é maior do que entre amigos, a intimidade com Deus de quem namora deve ser maior.
O  namoro não é para satisfazer nossas vontades, nossos desejos. Ele é para a honra e glória do Senhor. Portanto, por nossas próprias forças e vontades,  não tem como dar certo. Porque, o foco está errado. O que  vai manter os dois unidos é o amor de Deus. Para que o namoro resista devemos estar cheios do amor dEle e transbordar esse amor no relacionamento. Assim os namorados vão conseguir resistir a todas as dificuldades de um relacionamento sério e vão conseguir vencer a lutas contra o diabo.  Pode ter certeza que se o namoro for sério e para honra e glória de Deus o diabo vai tentar destruir, mas devemos estar firmes com Deus e sua palavra para vencermos o inimigo.


Existem várias passagens da bíblia que servem para os namorados, mas essa explica bem como deve ser um namoro santo pra glória de Deus. Sempre li esse texto que é muito conhecido (Gálatas 5:16-23), mas só percebi que ele serve muito pro namoro depois que precisei de Deus por que queria namorar.

16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Não preciso dizer mais nada. 
Pablo MAIA (mudo) .. " De cara no EVANGELHO "


Tenho visto muitos adolescentes e jovens se metendo em namoricos. Isso me deixa chateado pq a maioria desses namoros irão terminar e deixar marcas…

Mas enfim, o que tenho visto são pessoas desesperadas pra namorar! Pessoas que já não aguentam mais ficar sem ninguém!
Ficam comentando o tempo todo sobre “aquela” menina gata ou “aquele” menino cheroso.
Mas pera lá!!! Desesperado não é o contrário de esperar? Estar desesperado é não ter esperança, é não confiar e esperar no Senhor! Só se desESPERA quem não ESPERA, quem não espera em Deus!



Quando eu resolvi entregar de verdade essa área a Deus, eu não quis nem tentar ajudar.
Entendi não só na mente, mas no coração que Deus sabe e tem o que é melhor pra mim. Sabia que Ele como um Master Pai, iria me dar o que é Melhor e não o que simplismente é bom! Afinal, o inimigo número 1 do MELHOR é o BOM!
Ele conhece o futuro certo? Eu só conheço o presente e posso calcular falhamente o que pode acontecer daqui a alguns meses. Mas Ele não! Ele sabe tudo! TUTO!
Hoje, uma pessoa pode ser uma bênção, cheio da unção. Mas Deus conhece o futuro! Tá sacando?
Se sei que Ele conhece o futuro e tem o melhor pra mim, pq raio eu vo esquenta a cabeça?
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. - Mateus 6:33
Busque a Deus chapa! Como já disse em outro post, a medida de intimidade com Deus que você tem determinará a sua sabedoria em escolher um futuro cônjuge!
Ai PABLO mas é difícil né?
Ahhhh! Você acha que cavar um buraco, plantar, regar e esperar a àrvore crescer pra dar fruto é fácil??
O que quero dizer é que eu, PABLO MAIA, eu mesmo paguei esse preço! Obvio que não foi fácil, mas quando realmente ENTENDI E SENTI EM MEU CORAÇÃO (não só na mente) que o Senhor tem sempre o melhor pra mim e que Ele cuida de mim, finalmente descansei e mergulhei na busca por sua presença!
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedadeporque ele tem cuidado de vós. – 1 Pedro 5:7
E posso te dizer que valeu muuuuuuiiiiito a pena! Sou absurdamente feliz hoje.
Por isso manolada, não se desespere, ESPERE!!! Espere naquele que tem o melhor pra sua vida! Enquanto isso, mergulhe na presença Dele!!!
DEUS te abençoe poderosamente!
No amor de JESUS .. Pablo MAIA .. De Cara no EVANGELHO !

 



Você que namora há pelo menos 2 meses, deve ter conhecido um vela. O que é um vela? É aquele mala que fica junto de você e sua namorada (ou namorado) quando vocês querem um tempo a sós.
Quando finalmente esse chato vai embora, vem o suspiro tão conhecido:
“Enfim sós!”
Sim, é o momento em que você e seu namorado (ou namorada) podem ter um periodo de intimidade!
INTIMIDADE?? Opaaaaa! É comigo mesmo! Vem cá irmãzinha!!!
Calma ae seu crente ruim!!!
Intimidade de um namoro cristão é para conhecer a alma/caráter e não o corpo da pessoa.
Como jovens, temos hormônios pipocando dentro de nós, e para um casal cristão, a coisa é complicada. Vivemos rodeados de ofertas, convites e oportunidades para o sexo fora do casamento.
Infelizmente, a maioria das igrejas acham que tem a “solução” na ponta da língua ao dizer :
“Procurem não ficar sozinhos para não passarem lutas!”
Pera ae! Sou só eu ou você também acha que está na hora de se falar de namoro, noivado, casamento e sexo com mais atenção dentro das igrejas ???
Algumas vezes ouvimos umas coisas nos seminários ou palestras que tem crente que arregala os olhos! Na mesma hora é dito:
É melhor você ouvir isso DENTRO da igreja do que lá fora no mundo!
É melhor ensinar os jovens DENTRO da igreja do que deixar eles aprenderem “na raça”, quebrando a cara, assistindo novelas e uns “filminhos” por ae…. (de traição, romances adolescentes ilusórios e até mesmo pornô)
Mas o problema dessa frase dita pela maioria é: E se o casal quiser passar essa luta? Se eles quiserem “descobrir” seus corpos? Não necessariamente chegando ao sexo… mas só pra sentir prazer….
Quantos e quantos casais tem as “preliminares” em seu namoro? Quantos casais não cairam em fornicação? Quantos casais não vivem chorando e pedindo perdão a Deus, falando: “Esta foi a última vez!” – no entanto depois de alguns dias, voltam a cair de novo…
Entendo que, pra você que está acostumado a um namoro onde os limites foram ultrapassados, é muito difícil voltar a um nível de santidade.
Imagino como deve ser para um casal voltar ao nível de santidade, pq ja passei por isso.
Por isso se você trata sua namorada como um corrimão, seu namoro está firmado na areia meu chapa (Mateu 7:26)!
De nada adianta essa frase de exortação dita nas igrejas se o casal não entender o pq estão namorando, ou seja, o real propósito desse relacionamento.
É ai que entra JESUS na parada!


ELE tem que ser o vela no seu namoro! Mas Ele não será “o mala”, Ele será aquele que conduzirá vocês a um relacionamento verdadeiramente feliz, sendo exemplo aos demais e o mais importante, que O adore!
Jesus deve ser a pessoa inspiradora do seu namoro, e mais, Ele deve ser a razão de vocês estarem unidos.
Eu já falei isso em um post anterior, mas repetirei: A razão pela qual você e sua namorada ou namorado estarem juntos é primeiramente para fazer JESUS feliz! Nossa felicidade como casal, será consequência da felicidade do nosso PAI celestial.
Sacô????

Seu namoro não é pra você ser feliz! É pra JESUS ser feliz!
Para isso, JESUS precisa estar no centro, no meio desse relacionamento! Ele precisa ser o vela! Não vela no sentido, o cara q atrapalha, mas vela no sentido daquele que iluminará o caminho por onde vocês andam. E cá entre nós, a luz de Jesus é muito mais forte que uma mera vela! É muito mais que um holofote!!!!!
Um casamento abençoado começa com um namoro santo!
Então você que é picanha pura, ou seja, carne pura, precisa mudar suas atitudes se quer ter um namoro que agrade e adore a Deus.
Por isso quero te incentivar a iniciar uma revolução no seu namoro! Pode ser difícil no início, mas vocês dois precisam estar no mesmo propósito!
Comece hoje, comece AGORA! Use estratégias!
Façam um jejum juntos! Troquem caricias por oração, beijos por leitura bíblica!
O Espirito Santo é educado, se ele ver que vocês estão nos amassos, ele simplesmente deixará o namoro de vocês.
Para eu não ser repetitivo, recomento a leitura do post :

O verdadeiro propósito para o namoro cristão

Isso fará com que JESUS seja o vela a luz que conduzirá seu namoro/noivado/casamento a verdadeira felicidade do casal que só é encontrada quando, juntos, se unem no propósito de adorá-Lo!
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
1 Coríntios 10:31
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6
Que o SENHOR teabençoe poderosamente e que JESUS seja SEMPRE a luz que conduz a vida de vocês!
No amor de JESUS
Pablo Maia'  .. De Cara no EVANGELHO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...