:TUDO VAIDADE:



Hoje quero refletir sobre um cara que curtiu muuuito a vida! Ele tinha tudo o que queria a seus pés: Bebida a vontade. Mulheres então, verdadeiras princesas! Sempre em festas e admirado por poderosos. Reconhecido e engrandecido mundialmente, era famosíssimo e fazia obras magníficas! Vamos ver um relato dele próprio sobre como se divertiu:
“Decidi-me entregar ao vinho e à extravagância; mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana.


Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim.
Fiz jardins e pomares, e neles plantei todo tipo de árvore frutífera.
Construí também reservatórios para regar os meus bosques verdejantes.
Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém.
Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem.
Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria.
Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço.”
Quem não gostaria de ser assim? Tudo bem, refazendo minha frase: quem não tem ou teve, em seus desejos carnais, vontade de ser como esse cara? Não sei vocês, mas eu não me importaria em ser reconhecido de vez em quando, ou de ter um pouquinho mais de dinheiro, imaginem, uma piscina em casa! Seria muuuito bom. Mas então, além de todas as características que já citei, esse homem era servo do Senhor. Alguém imagina quem ele é? Foi um rei que sonhou com o Senhor. Ainda não? Agora vocês advinham então: foi um homem cheio de sabedoria. SALOMÃO!!
Isso mesmo queridos, ele desfrutou de todos os praseres desse mundo. E, de acordo com a Palavra, ele foi muito sábio. Então vamos todos juntos seguir o exemplo dele, UHUUUL!!! Não irmãos, isso não é o certo nem o melhor a se fazer. Porque logo após todo esse testemunho (que é de Eclesiastes 2: 3- 10), ele continua:
“Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.” (Eclesiastes 2:11)
Sabem por quê motivo ele pôde concluir que nada vale a pena? Porque, quando nos afastamos de Deus, do nosso propósito de vida, da nossa razão de ser e amor maior, tudo perde o sentido e nada satisfaz. A vida sem Deus é inútil. É melhor que quem não conhece a Deus nem tivesse nascido.
“E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.” I Reis 11:3
O rei Salomão caiu porque se entregou às paixões. Aprendamos com ele e não façamos o mesmo! Sobre tudo o que se deve guardar, devemos guardar nosso coração, e é por isso que devemos cuidar muito e decidir com oração e racionalmente quem nós permitiremos ter acesso ao nosso coração. Eu poderia falar muito sobre isso, mas é assunto pra post sobre namoro cristão, e não é esse o caso.
Resumindo irmãos: Nada vale a pena se não tivermos Deus! Ele é a necessidade básica e primordial de todos nós! Um homem pode ter tudo, mas se não tem Deus, não tem nada. Como disse em um post anterior é necessário que voltemos as origens, a essência, que essa vaidade não tome conta de nós, fazendo assim nos desviarmos de nosso alvo que é Jesus. É muito feio ver pessoas na igreja fugindo da centralidade do Cristianismo. Fujam desta vaidade irmãos e irmãs, saibam com Jesus não irão precisar de mais nada, porque Ele é fiel para nos dar o que precisarmos, Deus é Fiel, e permanece fiel.
ECLESIASTES 12:8-14 
Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.
Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.
As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Deus abençoe! 
PablO MAIA'

2 comentários:

  1. Palavras que tocam
    e nos faz refletir
    como Jesus é maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Sim Adriane, fiko feliz que este post tenha te tocado, temos que largar mão da vaidade, e nos lançar a Cristo. Com Ele temos tudo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...