:EM MEIO A DIFICULDADE:


Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.  (Tiago 1.2-4)

Tiago, irmão de Jesus, escreveu uma carta aos cristãos que estavam sofrendo perseguição. Eles haviam sido expulsos de Jerusalém e deixado para trás seus bens, familiares e amigos. Estavam começando vida nova em outro lugar, e precisavam construir novos relacionamentos, redefinir sua carreira profissional e ainda por cima se defender dos ataques daqueles que se opunham à sua fé em Jesus Cristo.
Um dos conselhos de Tiago para aqueles cristãos em situação tão adversa foi que deveriam receber com alegria as tribulações e provações que a vida colocava diante deles. Tiago justificou seu conselho apresentando três conseqüências das tribulações.

As tribulações provam a nossa fé, isto é, revelam a qualidade dos alicerces onde construímos nossas vidas. Outra maneira de dizer isso é que as tribulações nos mostram quem de fato somos. Muitas pessoas vivem iludidas em relação a si mesmas, e por esta razão constroem suas vidas em alicerces falsos – e vice-versa. Cedo ou tarde estes alicerces são desmascarados e tudo o que está sobre eles pode ruir, como por exemplo: auto-estima, esperança, prazer de viver, relacionamentos, sonhos de futuro, carreira profissional. As situações da vida que confrontam nossos alicerces existenciais são de fato oportunidades extraordinárias para nos reinventarmos, tanto substituindo o que identificamos como inadequado, quanto no desenvolvimento do que identificamos frágil.
As tribulações produzem perseverança, isto é, nos fortalecem para enfrentar a vida. O ditado popular diz que “Deus dá o frio conforme o cobertor”. Acredito nisso. Acredito que o exercício de viver nos coloca diante de desafios proporcionais à maturidade. Uma é a dificuldade da criança, outra, do adolescente, e outra, dos adultos que já não acreditam em Papai Noel e já deixaram a prepotência juvenil de lado. As dificuldades que enfrentamos no caminho nos ajudam a encarar a vida e continuar andando rumo ao futuro desejado. À medida que vamos encarando e superando as tribulações, vamos perdendo o medo de cara feia, até que a vida mostra sua face mais terrível e se surpreende com nossa capacidade de superá-la.
Finalmente, as tribulações nos fazem pessoas maduras e íntegras, sem falta de nada. Atravessar tempos difíceis exige de nós a descoberta e o desenvolvimento de recursos interiores. As tribulações nos tiram todos os pontos externos de apoio: nos sentimos solitários, incompreendidos e injustiçados; perdemos posição, status e privilégios, além de dinheiro e conforto; e descobrimos que as bases onde escorávamos nossa identidade e as fontes de onde tirávamos forças para viver eram falsas ou insuficientes. Nesse momento, olhamos para dentro e para o alto. E descobrimos uma fé mais amadurecida, que nos aproxima mais de Deus, e recebemos a coragem de continuar vivendo



Estranhamente, vamos percebendo que precisávamos de bem menos do que imaginávamos para a nossa felicidade, até que surpresos, nos deparamos com a sensação de que muito embora o mundo lá fora esteja em convulsão, o mundo de dentro do coração, está em paz e serenidade. Quando chegamos nesse ponto de integridade (integralidade) é que passamos a desfrutar dos poucos recursos, dos amigos raros e das pequenas alegrias do dia-a-dia como suficientes para a felicidade. Aí sim, somos homens e mulheres de verdade. Construídos na forja das tribulações. Livres das ilusões. Prontos para viver, dar e construir.


Na Paz de Jesus


De cara no Evangelho

2 comentários:

  1. Colocar interessante ou legal para este texto é pouco! Ele é maravilhoso! Parabéns!
    Realmente, momentos de dificuldades são oportunidades únicas de crescimento pessoal e espiritual, porque nestes vivemos angústias intensas que nos aproximam de nós mesmos e então, podemos olhar para aquilo que realmente importa para nós. Vivemos alienados num cotidiano repleto de valores invertidos e q sequer questionamos. Mas nestes momentos podemos reavaliar nossos valores, desejos e encontrar aquilo que nos faz feliz. E concordo q esta felicidade geralmente está nas pequenas coisas, que, porém são as primeiras a serem deixadas de lado no dia-a-dia. Então, as provações são possibilidades (ou chance se assim preferirmos) que Deus nos concede para voltarmos à nós mesmos.
    Mais uma vez, parabéns pela excelente reflexão! Amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. TENHA PAZ! SEJA ALEGRE, TENHA BOM ÂNIMO! • JESUS VENCEU TODAS ESTAS COISAS; AGORA VOCÊ PODE SE ALEGRAR POR PERMANECER NA VITÓRIA QUE ELE ALCANÇOU! • AO PERMANECER NO QUE CRISTO ALCANÇOU VOCÊ JÁ É VENCEDOR, VENCEU EM CRISTO, E VENCERÁ SEMPRE! Todas as vezes que você for atribulado, você poderá sair ileso de qualquer circunstância ou provação, pelo simples fato de saber que Cristo tudo venceu por você, confessando aquilo que já é teu por direito adquirido pela fé, não haverá situação que seja que não será subjugada PELA PALAVRA DE DEUS!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...